sábado, 30 de agosto de 2014

Autobiografia Luziense


Eu Santa Luzia do Paruá, nasci de um sonho nordestino, de pessoas oriundas de outras regiões, que buscavam por essas terras nada além do que um pedaço de chão, para cultivar e conseguir alimentos. Em uma época remota em que, o que existia aqui, era uma densa e vasta floresta, chamada de pré amazônia maranhense, onde a fauna e a flora eram abundantes e os índios urubus kaapor viviam livremente sem nenhum contato com outras civilizações, surgiram os primeiros homens brancos. Muito se fala de quem realmente me fundou, uns dizem que o meu nascimento se dar ás margens do rio paruá, fato esse indiscutível, por ser o rio muito usado como via de transporte naquela época. Mais o que consta nos livros de história sobre a minha fundação, é que, quem me fundou, foi o senhor raimundo rodrigues dos santos (codó), esse vindo da cidade de caxias deste estado. Fato esse ocorrido no ano 1962. Senhor codó afirmara que ao chegar aqui, o que encontrara fora só mato e índio brabo, e que as dificuldades encontradas naquela época eram tamanhas, pois se tratava de uma região de mata fechada, e que além de conviver com as ameaças de animais e índios, ainda tinham ameaças maiores que eram as doenças tropicais; malária, febre amarela, leishmaniose. Com a sua chegada e de sua família, recebi o meu primeiro nome, traquá, mas como codó era devoto de santa luzia, resolveu mudar o nome para santa luzia. Alguns anos depois foi anexado o nome de paruá ao meu nome, em homenagem ao rio paruá. Após a sua chegada, não demorou muito para que outras famílias chegassem. O processo de ocupação acelerou, pois logo se iniciou a abertura da rodovia federal, BR-316. Rodovia essa que corta a minha sede ao meio. Antes da construção da rodovia, eu pertencia ao município de santa helena, sendo anexada ao município de turiaçu, após a inauguração da mesma. Com o meu desenvolvimento foram chegando às instituições: igrejas, comércios, sindicatos. O meu fundador morre no ano de 1981, sem antes ver o meu desmembramento de turiaçu, que só vira há acontecer seis anos depois, no ano de 1987. Em 1994 o meu território passou por um processo de alteração no seu aspecto geográfico, em conseqüência da perda das terras correspondente aos distritos de nova olinda do maranhão e presidente Médici (santa teresa) que foram elevadas a categoria de municípios, através da lei nº 6.159. O meu aniversário é todo 04 de outubro. A minha fundação (município) foi no dia 30 de novembro de 1987. Quem aqui nasce (gentílico) é conhecido por luziense. Minha localização: faço parte do estado do maranhão, localizada na região noroeste do estado, da microrregião de Pindaré, da mesorregião oeste maranhense. Faço limites com os municípios de: presidente Médici (santa teresa), Nova Olinda do Maranhão, Maranhãozinho e Santa Helena. Estou a 370 km da minha capital SãoLuis. As minhas características geográficas: tenho uma área de 904, 946 km² 3, uma população de 23, 256 habitantes (IBGE 2010), uma densidade demográfica de 25, 24 (hab./km²) e um clima extremamente tropical. Desde a minha emancipação política de turiaçu, já me administraram cinco prefeitos sendo eles: interventor Riod Ayub (1988); prefeitos Hemetério Weba (1989/1992), Harolfran Alves de Melo (1993/1996), riod Ayub Jorge (1997/2004), Nilton Marreiros Ferraz (2005/2012) e Eunice Damasceno (2013........). Tenho um território bastante extenso, com planaltos na parte leste, sul e oeste, e com baixada na parte norte. A minha principal bacia hidrográfica, é o rio paruá que é abastecido por vários afluentes: taboca, mucura, traquá e inúmeros igarapés. Esse rio serpenteia todo o meu território, tendo a sua nascente no sul (quadra b-6), e a sua desembocadura no norte (rio turiaçu já no município de santa helena). Os meus principais distritos são: paruá, alto do abel e três irmãos. A minha área rural é bastante complexa, por se tratar de diferentes tipos de relevo. As que mais se destacam são: benedito mendes, cizino, cajueiro, lelau, centro do martins (agora definitivo como nosso território), pitu, santa rosa, agrovila, quadra fortaleza, jacunicaua I e II, centro dos pinheiros, tatajubal, morada nova e moíte. Toda a região das quadras, que vai das Q-XXI a Q-XXV, das Q-XV a Q-XVIII. a minha sede é composta por vários bairros e o centro. Formada da seguinte maneira, bairros: vila celeste, vila joão mano, vila verde, vila santo estevão, vila lacerda I,II e III, bairro bom jesus, bairro são francisco, bairro novo, bairro de fátima, monte dourado, parque do sabiá. a área que compreende o meu centro existe várias ruas e travessas, que são: avenida joão moraes de sousa, rua santa luzia, rua são luiz, rua 07 de setembro, rua da união, rua 27 de agosto, rua getulio vargas, rua das laranjeiras, rua bandeirantes, rua do progresso, rua 08 de julho, rua são josé, rua três irmãos, rua maranhão, rua das flores, rua magalhães de almeida, rua do passeio, rua da paz, rua do sol, travessa santo antonio, travessa são francisco, travessa boa esperança. Por ter uma história tão rica, de um povo hospitaleiro e gentil, essa sou eu Santa Luzia do Paruá, para quem não conhece, é mais um lugar entravado no interior desde estado, agora para quem é daqui, vive aqui e me conhece, é o melhor lugar do mundo para se viver.

Texto por: 

Silvio Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário