sexta-feira, 10 de outubro de 2014

atividades do terceiro modulo

Atividade 3.1 – Desenvolvo uma prática dialógica com os meus alunos?
Que estratégias eu uso para estabelecer um ambiente que favoreça a discussão, ouvindo as suas ideias, dúvidas, curiosidades? De que forma As tecnologias podem auxiliar neste trabalho?

O diálogo entre o professor e o aluno, desafia o aluno a pensar e a criar, estabelecendo um parâmetro entre os conteúdos estudados e as experiências vividas. Ao se falar em ambientes de aprendizagem, ressalta-se a grande importância do engajamento de tais profissionais em trabalhar de maneira que se estimule a vontade de aprender de seus alunos.  O aluno que consegue dialogar no momento de suas dúvidas passa a confiar mais no seu desempenho e no seu educador. Entretanto muitos profissionais de forma consciente e inconsciente se colocam frente a frente a uma barreira, não deixando o aluno se expressar, dificultando a acessibilidade (uso midiático) da procura para o esclarecimento de suas dúvidas e temores tanto no que se refere a atividades pedagógicas, quanto as suas dúvidas pessoais.

 Atividade 3.2 - Projeto de trabalho - Ensinando a Prevenção do Uso das Drogas com as TIC. Tema: "A vida sem drogas é muito mais inteligente".


Atividade 3.3 - Relatos de projetos de trabalho
Desenvolvi o projeto em parceria com a professora deuzanira.  Procuramos adequar o tema a realidade da escola e do alunado.  Buscamos primeiramente fazer um diagnostico, sobre as ferramentas que iríamos usar, em seguida partimos para elaboração e montagem do mesmo, munidos de informações e com o respaldo da escola e dos alunos.

Atividade 3.4 – Conceituando currículo
O currículo reflete os contextos históricos e sociais de cada tempo, determinando uma realidade histórica e cultural constituídos de saberes que exerce influência na formação da identidade do sujeito. Sendo assim, o currículo caracteriza um processo social e cultural, tendo em vista que toda a vida pregressa de um professor está contida no mesmo.

Atividade 3.5 – (Diário)
O oportuno curso nós fez compreender, que num mundo virtual onde as ferramentas midiáticas estão ai para nos auxiliar, é necessário que tenhamos essa capacidade de usa- las, e de fazer um trabalho inovador, onde a mesmice e a acomodação em ministrar uma aula tradicional fiquem no passado.
Encarar um ambiente virtual para muitos é uma novidade, são muitas informações, caracteres, ícones, e uma série de aplicativos. São ambientes que utilizam plataformas especialmente planejadas para abrigar cursos. Cabe a cada cursista se especializar. Avalio o curso como inovador, e que nos trás conhecimentos ora desconhecidos. Bom material didático, bons tutores e um site de fácil manuseio. No geral o curso foi satisfatório, pois conseguiu atingir os objetivos propostos.  

Por:
Silvio Gomes







Nenhum comentário:

Postar um comentário