As ferramentas de
mídia podem elevar os métodos de ensino a outro patamar, muito mais eficaz. Com
a tecnologia a todo vapor, passamos a ter algumas alternativas interessantes
para a dinâmica do ensino nas escolas. A sala de aula que antes se resumia a
alunos, professores, quadro, giz, mesas e cadeiras pode agora contar com novos
elementos de multimídia.
A internet é uma ferramenta
que permite inúmeras possibilidades de tornar a didática mais envolvente e
assimilativa. Ela contém mecanismos que contribuem para captar a atenção do
aluno de uma forma mais aguda e consequentemente aumentar as chances de um
aprendizado de sucesso. Compete às escolas e aos profissionais da área
usufruírem desses avanços tecnológicos, visando melhorar cada vez mais o ensino
do país. Eles são os agentes de transmissão de conhecimento, é o dever deles
estarem por dentro dessas novas alternativas de complementar o ensino.
Obviamente o trabalho
ortodoxo de ensino, à base de quadro e giz, continua com um grande valor. Mas,
a linguagem audiovisual, proporcionada pelas mídias, só vem a colaborar com os
métodos pedagógicos.
“Per Christian Braathen” é
professor do Curso Mídias na Educação, elaborado pelo CPT – Centro de Produções
Técnicas, e apresenta nesse curso as mídias que, além de entreter, divertir e
informar pode educar os alunos, se usadas corretamente. É necessário que o
professor as conheça e consiga aplicá-las na sala de aula, dominando as
técnicas de uso.
Tipos
de mídia
Os tipos de mídia são
basicamente três: digital, eletrônica e a impressa. Vamos falar um pouco mais
sobre cada uma:
Mídia digital: É baseada em
tecnologia digital como a internet, os programas educacionais e os jogos de
computador. Recentemente a TV digital adentrou a essa classe, tendo como
principal característica a interatividade. Nessa categoria, o usuário pode
filtrar as informações, visualizando apenas as que o agradam e pode enviar as
suas próprias. É uma via de mão dupla, você recebe mas também pode fornecer
conteúdo informativo.
Mídia eletrônica: Nessa
categoria, enquadram-se a televisão, o rádio e o cinema, que se configuram como
formas de comunicação unidirecional, ou seja, apenas passam informações e não
permitem a interação com quem as está acompanhando. É o caso também dos DVDs e
dos recursos audiovisuais.
Mídia impressa: É o formato
de mídia mais antigo, é composta por elementos como jornais, revistas,
mala-direta, fôlderes e catálogos. Resumindo, é todo tipo de material impresso
que visa comunicar algo.
Uso
da internet no intuito de educar
O emaranhado de informações
contidas na internet ao mesmo tempo que pode disseminar um rico conhecimento,
pode transmitir também informações inverossímeis. Dessa forma, pelo fato da
internet ser uma ferramenta extremamente abrangente, o seu uso requer
orientação. A filtragem de informações deve ser estratégica. Antes de
considerar um conteúdo como viável de ser usado, pesquise em mais fontes.
Sempre busque fontes com boa procedência e que sejam reconhecidas. Evite perder
tempo com dados repetidos, banalidades, publicidade e coisas inúteis.
Como ferramentas
interessantes para serem usadas na educação, podemos citar:
* Correio eletrônico
(e-mail)
* Espaços de interação e
discussão (Fóruns)
* Locais de conversa (Chats)
* Blogs
* Ferramentas colaborativas
* World Wide Web – navegação
livre na internet
Com o suporte dessas
ferramentas, o professor terá condição para desenvolver diversas formas de
aprimorar a sua didática e consequentemente a aprendizagem dos alunos. Por
exemplo:
* Auxílio à pesquisa e ao desenvolvimento
profissional dos professores
* Recurso educacional para
uma aprendizagem mais motivadora e abrangente
* Comunicação
* Realização de projetos em
atividades compartilhadas
*Transmissão de conteúdos
(apresentação de conteúdos e estímulo à interação)
Podemos notar que essas
aplicações contribuem para melhorar a capacidade de professores e alunos de
encontrar e associar informações, trabalhar em grupo e comunicar cada vez mais,
de forma adequada. A busca pela melhora da educação perpassa diretamente pela
inclusão da tecnologia aos meios tradicionais de ensino. Procurem saber melhor
as formas que possibilitam esses avanços.
Por: Victor Monteiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário