domingo, 5 de junho de 2016

TROVADORISMO

Trovadorismo foi a época dos primeiros registros de produção literária em Língua Portuguesa e ocorreu na Idade Média. Esses primeiros textos eram escritos em forma de poesia e eram chamados de cantigas (acompanhadas de música, cantadas pelos trovadores e transmitidas oralmente)Existiam, ao todo, quatro tipos de cantigas:

Cantiga de Amor: cantiga lírica onde um homem (eu-lírico) se declara para uma mulher idealizada seguindo a vassalagem amorosa (a mulher é vista como "suserana" e o homem que se declara para ela é visto como um vassalo, ou seja: um servo, alguém numa posição inferior).

Cantiga de Amigo: cantiga lírica onde uma mulher (eu-lírico) lamenta a ausência do homem amado (chamado de "amigo") porque ele está distante.

Cantiga de Maldizer: cantiga satírica onde o trovador usa uma linguagem agressiva (empregando até mesmo palavrões e linguagem obscena) para zombar de alguém.

Cantiga de Escárnio: cantiga satírica que tem o objetivo de fazer uma sátira indireta. É a cantiga onde o autor zomba de alguma pessoa (sem dizer quem é) usando ironias e ambiguidades (a linguagem é mais sutil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário