sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Homenagem de Thiago Panda ao dia dos Professores


Escolhi a difícil missão de homenagear meus e minhas mestres e mestras a quem ouso chamar de professores. Então de já peço que perdoem eventuais erros de desse aluno desinteressado de vocês.
Olhei para trás e revi minha trajetória, me vi um homem feito, quase um advogado e com 22 anos de idade. Me peguei na facilidade que tenho para fazer coisas que antes considerava ser impossíveis. Desde o mais simples pensamento, a escrever um texto, sobre como me posiciono e defendo um ponto de vista. Da forma como ainda uso fórmulas decoradas para fazer uma conta de multiplicação, de elaborar uma complexa peça processual e ainda fico me perguntando se é MAIS com I ou se é um MAS sem I ou mesmo um MAL com L ou se é MAU com U. Coisas que parecem ser tão corriqueiras que me calejaram a ponto de nem perceber que as uso e que um dia errei tanto para fazer.
Isso me seria impossível sem que eu tivesse sido, e continuo sendo, moldado e lapidado por meus queridos professores. Não somente os professores escolares, como também os da vida na família, na igreja, na escola, nos cursos, na graduação pessoas que nem mesmo sabiam ler e escrever e outros que eram pós-doutores pela universidade de Sorbonne em Paris uns que nem mesmo tinham o que comer no dia seguinte e outras que já são quase desembargadores. Pessoas que se dedicaram, sacrificando momentos em suas famílias, para me incentivar a ser melhor e buscar minha própria forma de pensar, pessoas maravilhosas que nem mesmo que eu tivesse todo o ouro e dinheiro do mundo para dá seria suficiente para pagar o bem que me fizeram... Vou falhar em tentar citar nomes, pois infelizmente com o tempo alguns fogem da memória e a grande maioria perdi o contato e não irão ver estas palavras, mesmo assim, tentarei.
Começo com os professores que atendendo a mim por Mãe FRANCISCA, Pai NILTON, Vô JURACI e Vó ZILDA, Paizinho JOÃO NONATO (em memória) e Mãezinha BAÍCA sem eles nem mesmo neste mundo eu teria vindo. Os demais que dividem meu sangue, meu DNA, meu sobrenome que formam minha família, família pelo sangue e por afetividade, Tios VALDIVINO, CHICO JÚLIO (em memória), TIAS Luciene Viana e Lucivane Oliva. Pelos que me mostraram os caminhos da salvação, me apresentaram Deus, Jesus, Maria e o Espírito Santo de amor, meus queridos padrinhos de batismo ANTÔNIO FLORA e MARIA ROSÁRIO, a quem com saudade recordo de meu padrinho que já subiu ao Pai. Meus padrinhos de consagração JOÃO TEIXEIRA e Nazimar Gomes. Meus catequistas ANTONIO LÚCIO, JHONE, Dona SALETE e TOMAZIA, meus Padres e amigos JOSÉ RAIMUNDO e ABAS e ainda meu eterno bispo CARLO ELENA. Ainda dos meus tempos de testemunha de Jeová com HILDA E CLEIA, seu ROSMINO e BERETA.
Meus professores da vida que mesmo sem serem professores de fato também me ensinaram e são meus amigos de longa data na minha terra de criação Santa Luzia do Paruá – MA; Neto Costa , HAROLFRAN, Aluizio Solonio JACINTO LACERTA (em memória), Gean Cesar, José Pessoa (DEQUINHA), Vr Lucinete (NOVINHA), minha querida mãe preta. Em Teresina tive professores da vida Maria Da Paz, Solange Sales, Antonio Golveia, CLEUDE, GEÍZA, Francisco Avelino, DAVI.
Agora aqueles professores formais desde a primeira Dona TERESINHA a mulher que me alfabetizou e me mostrou a paixão pelas letras antes mesmo de entrar no ensino regular. Na minha eterna escola Frei Zacarias, ainda no tempo das tias IRENE, SANDRA, Suely Santos, Cleia, Simaria Caldas , AURILENE, ALDEANE, TERESINHA, GUEDES, GENILSON E MOACIR. Chegando a 5ª serie começando a chamar de Professores, estes me acompanhando, em sua maioria, até fim do ensino médio. Queridos professores Francisco Costa (THESCO), Márcio (CABEÇÃO), LEONILDO, Ozeias Menezes, este além de professor, amigo é também meu padrinho de crisma, Iris Rodrigues e GUSTAVO. Já no ensino médio tive a honra de aprender ainda com JÚLIO, ROBERTO, JHONES, outro GUSTAVO, RIBAMAR, ALACIDES , Leonam Rodrigues e ainda com um carinho imenso Ivonete e Francisco Domingos (BILÚ), pois foram com vocês que criei gosto pela gramática, estudo da grafia e pela produção textual e consequentemente acadêmica, sem vocês haverem me cobrando e incentivado tanto eu jamais teria o prazer pelo Direito. Não poderia deixar de lembrar de minha eterna diretora e amigo Concita Baima a quem tenho uma afeição semelhante a de mãe. OBRIGADO!
Vindo a Teresina tive outros que mais que nunca me ajudaram a moldar-me começando ainda na Microlins com o Professor GILVAN e MARIA DE FÁTIMA e nos muitos e muitos cursos que fiz no SENAC, cursos estes que até hoje me servem e sem eles não teria tido avanço, Professoras TATIANA FONSECA, JANAINA, REGINA PAULINO, FRANCINETE e SAMUEL. Para ser motorista e motociclista habilitado tive GEORGE, DANIEL, ALVAREGA, JUNIOR.
Logo após ingressei na faculdade, agora o bicho pega, pois cada semestre vinha uns 5 novos, mas vamos aos que eu lembrar; ainda na FATEPI Professores GABRIELE SAPIO, IVONEIDE, REGINALDO CANUTO, VALDOMIR, Sara Epitácio, FRANCINETE, ROCHELE, SARA MENDES, ALINE e MARIA BETAD. Quando ingressei ainda na FAP Professores VALTER, Volgane Carvalho , SAMARA MENDES,JARBAS AVELINO, ROSSANA DINIZ, esta minha orientadora de TCC, FERNANDO SAID, quando virou Mauricio de Nassau; Marcelo Leandro, MARCELO LEONARDO, ALINE PATRICIO, LUIZA NUNES, SILVIO, AUGUSTO XIMENES, EDUARDO FAUSTINO, MARCUS PABLO, Carlos Márcio, IGOR LEAL, QUEZIA, KARINE, ROBERTA MARQUES.
Aqueles que me ensinaram Direito pelos estágios, esses com um carinho imenso Dras IRANI ALBURQUERQUE, DANIELA BONA, KARLA CIBELE, defensoras públicas que me abriram a porta para o vida Direito, DRA Maria Luiza, juíza e futura desembargadora, Promotora FRANCISCA VIEIRA. E indiretamente Drs ANTONIO LOPES, GENEZIO, RUSSELT LIMA, VALDENIA.
Há ainda os que não foram meus professores, mas que exercem essa linda e ardorosa profissão e que são merecedores de meus elogios e gratidão, Professores Silvio Silva , Laércio Ericeira, Marya Cardoso, Jose Alves (PARÁ), Duceli Oliveira , Patricia Kaliope , Laertes Ericeira, Graça Barros, Gorete Diogo, Eliane do Mimi, Ana Maria e Francileia Sirqueira, Mayara De Lima, Eulália Muniz, Eulanne Alves, Cleude Lopes, Luis Magno, Pauliana Braga e Thicciana Maria. Além é claro dos grandes nomes da educação de Santa Luzia do Paruá que já não estão mais entre nós, porém seu nome constam de nossas histórias, Professores XAVIER E JOÃO MORAIS e a nossa Inesquecível Dona BENTA
Para todos vocês MUITO, MUITO OBRIGADO, depois de todo esse longo texto espero que tenham recebido meu carinho por vocês em nome de todos os seus alunos. Acho que todos os elogios do mundo seriam poucos. Para não me alongar, mais do que já fiz, comparado à profissão de professores como a de ser pai e mãe, pois parte do desprendimento pessoal e familiar para se dedicar a outros, mas não apenas pelo salário, que é vergonhoso, e sim pelo prazer de ver alguém ser melhor por sua ajuda. “SEMPRE FICAM PERFUMADAS AS MÃOS QUE DÃO FLORES” Clarice Lispector.
Então meus queridos e queridas professores e professoras espero que tenham gostado da singela homenagem que faço a vocês. Findo, como é de meu costume, com pequenos versos. OBRIGADO DE NOVO do sempre, sempre seu aluno.

Achei um velho caderno, do tempo de primário,
Todo rascunhado de lápis e giz de cera,
Lembrei dos amigos da minha turminha,
E da professorinha ensinando a lição.
Caderno que sempre a “tia” fiscalizava.
Mamãe se esforçava pra gente aprender.
Passando as folhas por lá aparece
Cebola com “s” e serra com “c”
Era meu mundo aquele caderno,
Eu tinha sede de ler e escrever.
A minha letra eu reconheci
E chorei de rir com que pude ler.
Quatro vezes quatro na frente dezoito.
Dez menos oito ali estava três.
Agora crescido correndo para á vivência
Eu vejo a minha inocência que o tempo desfez.


OBS: VERSO BASEADO NA MÚSICA AQUELA PAREDE, INTERPRETADA POR MUCOCA E PARAÍSO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário